Portuguese Translation of The Moral Dimension by Amitai Etzioni


We are delighted to announce the publication of the Portuguese translation of Amitai Etzioni’s renowned book, The Moral Dimension: Toward a New Economics. This publication marks a significant milestone in making Etzioni’s influential work accessible to a broader audience. The Portuguese translation was released last year through the collaboration of two esteemed Brazilian public universities. It offers readers in the Portuguese-speaking world the opportunity to engage with Etzioni’s groundbreaking ideas on the moral aspects of economics. This collaborative effort exemplifies the spirit of knowledge exchange and intellectual engagement that defines SASE. The publication announcement follows below (in Portuguese).

Disponível em língua portuguesa o livro que está na origem da SASE

THE MORAL DIMENSION: TOWARDS A NEW ECONOMICS – A DIMENSÃO MORAL: RUMO A UMA NOVA ECONOMIA, DE AMITAI ETZIONI

O livro “A dimensão moral: rumo a uma nova economia”, do sociólogo Amitai Etzioni – obra que está na origem da SASE (Society for the Advancement of Socio-Economics) está disponível ao público de língua portuguesa. Publicada originalmente em 1988, a obra foi traduzida para o português por João Pedro Schmidt e Vanessa Kannemberg, lançada em 2022 em coedição pela Edufba e Edunisc.

Sobre o livro

A Dimensão Moral: rumo a uma nova economia apresenta os fundamentos de um novo paradigma das ciências sociais e as bases de uma nova concepção de economia. Amitai Etzioni, principal expoente do comunitarismo norte-americano, faz uma rigorosa crítica à escola neoclássica por suas previsões empiricamente erradas, por apoiar-se em uma concepção indefensável da natureza humana e por produzir consequências morais nocivas. A socioeconomia, teoria exposta por Etzioni, ergue-se, segundo o autor, sobre “premissas realistas sobre a natureza humana e a sociedade”, sendo capaz de “produzir melhores predições” e é “moralmente defensável”.

O livro ocupa-se de três questões centrais: 1. Quais são os objetivos das pessoas e o que as move em direção a eles? 2. Como as pessoas escolhem os meios para alcançar seus objetivos? 3. Quem são os agentes das decisões humanas? As respostas de Etzioni são sintetizadas em três proposições: 1. As pessoas não buscam simplesmente maximizar o seu prazer; o comportamento humano se desenrola na permanente tensão entre o auto-interesse e os valores morais; 2. As pessoas frequentemente atuam de modo irracional; o exame do comportamento (econômico e em geral) revela nossa condição de seres sub-racionais; 3. Em grande medida, o comportamento é moldado pelos grupos e comunidades; os principais agentes das decisões são as coletividades e suas organizações.

Etzioni busca reatar fios rompidos pelos neoclássicos ao descolar a economia do conjunto da vida social, apresentando o mercado como um sistema separado e autossuficiente. Há demasiadas evidências, mostra o autor, acerca da influência de diferenças culturais, políticas e sociais sobre o funcionamento do mercado.

Escrito no ambiente da euforia neoliberal do final da década de 1980, o livro teve repercussão entre intelectuais convencidos da necessidade de um novo paradigma econômico, o que levou à criação da SASE em 1989, da qual Etzioni foi o primeiro presidente. Trinta anos após, às vésperas de um encontro da SASE, Etzioni concedeu uma entrevista aos organizadores em que reafirmou as premissas básicas do livro, mas fez a seguinte observação: “Desde então, um grande volume de trabalho de membros da Sase e de economistas comportamentais tem fornecido muitas evidências adicionais sobre a insuficiência da economia neoclássica. No entanto, muito menos trabalho foi feito na formação de um novo paradigma econômico”. Este parece ser o grande motivo para ler este livro: colher elementos para formular coletivamente um novo paradigma socioeconômico.

Sobre o autor

Amitai Etzioni nasceu em Köln, na Alemanha, em1929. De família judaica, as ameaças do regime nazista levaram seus pais a emigrar para a Palestina, em 1936. Viveu até a juventude com a família em uma cooperativa rural (kibbutz), experiência que teve forte impacto sobre a sua forma de pensar a vida social. Na juventude, foi aluno no instituto de Martin Buber, em Jerusalém. Graduou-se em sociologia na Hebrew University, em Jerusalém. Após, visando a continuidade dos estudos, transferiu-se para os Estados Unidos, onde obteve o doutorado em sociologia. Sua experiência docente iniciou na Columbia University, em New York, transferindo-se em 1980 para The George Washington University, em Washington DC, onde permaneceu até seu falecimento, em 31/05/2023.

Tradutores:

João Pedro Schmidt é professor da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Doutor em ciência política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. realizou em 2016 estudos pós-doutorais sob orientação de Amitai Etzioni, na The George Washington University (EUA). Vanessa Kannenberg é jornalista e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • O livro impresso pode ser adquirido na Amazon, ao preço de R$ 48,00.
  • Baixe gratuitamente o livro:

https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34732